Normas para Submissão

Normas para a Submissão (JOIS)

Journal of Orofacial Innovation and Science

Todos os manuscritos deverão ser enviados para submissão eletrônica, pela plataforma OJS: jois.ilapeo.com.br

Os seguintes arquivos devem ser enviados:

  1. Carta de Submissão (template)
  2. Termo de Responsabilidade e Cessão de Direitos Autorais (template)
  3. Carta de Aprovação Comitê de Ética (quando necessário)
  4. Termo de Consentimento Livre Esclarecido (quando necessário)
  5. Página de Título (template)
  6. Manuscrito (template)
  7. Figuras (template)
  8. Tabelas e Quadros (template)

Normas Gerais

  • Serão aceitos para submissão: artigos de pesquisa originais, relatos de casos clínicos, séries de casos clínicos, revisões sistemáticas e revisões de literatura, preferencialmente em inglês, mas são aceitos para submissão artigos em português, inglês e espanhol.
  • Os manuscritos enviados para a publicação devem ser inéditos, não sendo permitida a publicação ou submissão simultânea em outros periódicos. Os autores devem garantir que o manuscrito não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. A submissão simultânea de um artigo científico a mais de um periódico constitui grave falta de ética do autor.
  • O JOIS dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. Qualquer forma de comportamento antiético, bem como plágio em qualquer instância, não será aceito ou tolerado.
  • Os trabalhos de pesquisa desenvolvidos em seres humanos e animais, incluindo órgãos (dentes) e/ou tecidos isoladamente, bem como aqueles que utilizam dados e informações de prontuários clínicos ou resultados de exames clínicos deverão ter sido previamente submetidos ao comitê de ética em pesquisa da(s) instituições envolvidas, além de conter Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) dos participantes quando necessário (conforme Resolução 466/12).
  • Os artigos de casos clínicos e série de casos devem vir acompanhados da cópia de autorização de publicação assinada pelo(s) paciente(s) envolvido(s).
  • É imprescindível anexar para os trabalhos de pesquisa, na seção “Material e métodos” o número de aprovação trabalho pelo Comitê de Ética responsável (CEP ou CEUA).
  • Caso o artigo não se encontre nas normas definidas, não será aceito para submissão. A revista pode ou não aceitar o artigo submetido para revisão/publicação de acordo com a política editorial, mesmo após ele ter sido aceito para avaliação no sistema de revisão por pares, sendo garantido o anonimato e sigilo tanto do autor (ou autores) como dos revisores.
  • Para submissão os autores devem assinar/digitalizar e enviar eletronicamente juntamente com o manuscrito, uma Carta de Submissão do Artigo ao Journal of Orofacial Innovation and Science (JOIS) e o Termo de Responsabilidade e Cessão de direitos autorais (ver templates).
  • O JOIS reserva todo o direito autoral dos artigos publicados, inclusive tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição com devida citação de fonte.
  • O JOIS sugere um número máximo de 10 (dez) autores por artigo, mas poderá apresentar-se com mais autores, dependendo da pesquisa em questão, desde que haja razoabilidade entre a quantidade de autores e de páginas do manuscrito.
  • A utilização de elementos gráficos (como figuras, quadros, tabelas, imagens e fotos) que não sejam de propriedade intelectual dos autores do artigo deve ser acompanhada de uma licença que autoriza sua reprodução ou adaptação.

Apresentação do Manuscrito

  • Os manuscritos apresentados para submissão devem ser enviados em Word e apresentar a seguinte configuração: fonte Arial, corpo do texto do manuscrito com espaçamento de 1,5, tamanho 12, margens laterais esquerda de 3 cm e margens superior de 3 cm e inferior e direita com 2,5 cm, com no máximo 30 (trinta) páginas (incluindo figuras, tabelas, quadros e referências bibliográficas). A numeração de páginas deve constar no canto inferior direito.
  • Tabelas e quadros deverão ser numerados em algarismos arábicos, com apresentação resumida e objetiva, para compreensão do manuscrito. Devem ser encaminhados em arquivos separados no Word, seguindo template recomendado. Recomenda-se o número máximo de 10 tabelas e quadros por artigo.
  • Figuras (fluxogramas, desenhos e fotografias) e gráficos deverão ser numerados em algarismos arábicos. As imagens devem ser coloridas e enviadas em arquivos separados, seguindo template recomendado. Após aceite para publicação, se necessário, vai ser solicitado o envio das figuras em formato JPG ou TIFF, (300 dpi de resolução mínima). Recomenda-se um número máximo de 20 figuras por artigo.

Estrutura do manuscrito: Arquivos em WORD

Página de Título (ver template).

  • Título do manuscrito: em português/ espanhol e em inglês, fonte Arial, corpo 14 pontos, letras maiúsculas, até o limite de duas linhas O título deve descrever o conteúdo do manuscrito de maneira específica, clara e concisa. Um título resumido com no máximo 45 caracteres (running title) deve ser fornecido abaixo do título.
  • Autores :Nome dos autores um abaixo do outro, titulação/qualificação dos autores, afiliações, departamento, cidade, estado, país e ORCID de cada autor (fonte Arial, corpo 12 pontos);
  • Autor de correspondência: nome do autor, endereço completo para correspondência, telefone e e-mail para contato (fonte Arial, corpo 12 pontos).

Manuscrito (ver template)

  • Título do Manuscrito: sempre deverá estar em letras maiúsculas, português/espanhol e em inglês (fonte Arial, corpo 14 pontos).
  • Não deve conter qualquer identificação dos autores.
  • Resumo e palavras-chave: o resumo deve ser escrito em página separada em parágrafo único, com não mais do que 250 palavras, descrevendo resumidamente o conteúdo do manuscrito. Para artigos de pesquisa originais os resumos devem ser estruturados contendo os seguintes itens em negrito, seguidos de dois pontos dentro do texto: Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusões. Para os relatos de caso e revisões de literatura os resumos não devem ser estruturados. Palavras-chave: 3 a 5 expressões que identifiquem o conteúdo do manuscrito de acordo com os descritores em MeSH-NCBI.
  • Abstract e key words: o resumo em inglês (abstract) deve ser uma tradução fiel do resumo apresentado em português. As palavras-chave (key words) devem corresponder aos mesmos descritores selecionados no item palavras-chave.
  • Texto: os manuscritos podem ser apresentados como:
    • Artigos de pesquisa originais: Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Agradecimentos (opcional), Referências, Tabelas e Figuras.
    • Relatos e séries de casos clínicos: Introdução, Relato do Caso, Discussão, Conclusão, Agradecimentos (opcional), Referências, Tabelas e Figuras.
    • Revisão de literatura: Introdução, Revisão, Discussão, Conclusão Referências, Tabelas e Figuras.
    • Revisões sistemáticas: Introdução, Método, Resultados/Análise dos Dados Discussão, Tabelas e Figuras, Referências e Agradecimentos(opcional).

 

PARA OS ARTIGOS DE PESQUISA ORIGINAIS:

Introdução: Descreva um breve histórico de forma resumida o tema de seu estudo contendo as informações relevantes da literatura. Não faça uma revisão da literatura extensa. Defina claramente os objetivos e hipóteses no último parágrafo da sua introdução. Recomenda-se no máximo 6 parágrafos.

Material e Métodos: Devem ser apresentados com detalhes suficientes para permitir a reprodução do trabalho por outros pesquisadores e a verificação dos resultados obtidos. Incluir o método estatístico utilizado na análise dos dados. Para trabalhos submetidos ao Comitê de Ética em Pesquisa, o número do protocolo deve ser fornecido nesta seção. Os nomes de medicamentos e materiais registrados, bem como produtos comerciais, devem aparecer entre parênteses, após a citação do material e somente na primeira vez. As abreviaturas devem ser explicadas por extenso na primeira vez em que forem citadas. As unidades de medida devem seguir o Sistema Internacional de Unidades (SI).

Resultados: Devem ser apresentados em sequência lógica tanto no texto, como nas tabelas e figuras. Não repetir os mesmos dados em gráficos e tabelas. Resultados estatísticos devem ser corretamente identificados nesta seção. Os autores não devem interpretar os resultados ou fornecer discussão com referências nesta seção.

Discussão: Resuma os achados do estudo sem repetir em detalhe os dados descritos nos resultados. Relate se a hipótese do estudo foi aceita ou rejeitada. Discuta os resultados com base nos trabalhos da literatura e aponte as implicações dos achados e suas limitações.

Conclusão: Apresente as conclusões do estudo baseado nos objetivos  propostos. Não repita os resultados. Este tópico trata do alcance da pesquisa e as suas contribuições, bem como seu possível mérito. Deve ser breve e baseada em dados comprovados.

Agradecimentos: Aqui devem ser identificadas agências de fomento, órgãos do governo e empresas financiadoras. Esta seção também engloba os agradecimentos a colegas e técnicos que colaboraram no desenvolvimento do trabalho e que não entraram como um dos autores.

Tabelas e Figuras

  • Tabelas e quadros: Envie todo conjunto de tabelas em um documento separado. Numere as tabelas com um numeral arábico consecutivamente e forneça um breve título para cada uma. Explique em notas de rodapé todas as abreviações não padronizadas usadas em cada tabela. Número máximo de 10 tabelas e quadros por artigo.
  • Figuras: As figuras podem ser enviadas separadas ou em um conjunto de figuras. Quando as figuras forem formatadas em conjunto ela conta como apenas como 1 figura. Envie as figuras em um documento separado conforme template. As figuras devem ser de alto padrão. Rotule cada figura indicando o número da figura, com algarismos arábicos. Cite cada figura no texto em ordem consecutiva. Quando símbolos, setas, números ou letras forem usados ​​para identificar partes das ilustrações, identifique e explique cada um claramente na legenda. Número máximo de 20 figuras por artigo.

 Referências

  • Não serão aceitos trabalhos que possuam como referências teses, dissertações, monografias, resumos ou artigos não publicados.
  • A apresentação das referências deve seguir as normas VANCOUVER conforme orientações fornecidas pelo International Committee of Medical Journal Editors https://www.icmje.org / “Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals”
  • As referências devem ser numeradas consecutivamente de acordo com a ordem em que são mencionadas no texto (de acordo com o estilo Vancouver).
  • A menção das referências no texto deve ser feita com números arábicos sobrescritos na ordem de citação. Ex: The overall health of the population is profoundly influenced by the state of oral health1.
  • Em caso de múltiplas citações, não consecutivas, os respectivos números da lista de referências devem ser separados por vírgula Ex: The overall health of the population is profoundly influenced by the state of oral health1,4,7.
  • Em caso de múltiplas citações, consecutivas, os respectivos números da lista de referências devem ser separados por hífen, citar a 1º e última referência da ordem consecutiva Ex: The overall health of the population is profoundly influenced by the state of oral health1-7.
  • As referências devem ser digitadas iniciando em lauda separada. Os manuscritos devem conter, de preferência, no máximo 40 referências bibliográficas. Nos casos de revisão de literatura, de preferência até 50 referências.
  • Para a citação das referências no final do texto, citar os seis primeiros autores; acima deste número, citam-se os 6 primeiros seguidos da expressão latina et al. Referenciam-se os autores pelo seu sobrenome, com apenas a letra inicial em maiúscula, seguido das iniciais dos nomes sem ponto.
  • um autor: citar como Deliberador TM
  • dois autores: citar como Sartori IM and Deliberador TM
  • três ou mais autores: citar como Corso PF, Machado RA, Gerber JT, Deliberador TM, Costa DL, Klüppel LE, Rebellato NLB, Brancher JA, Küchler EC, Coletta RD, Scariot R.et al.

Os títulos dos periódicos devem ser abreviados de acordo com o Index Medicus (List of Journals Indexed in Index Medicus – disponível em http://www.nlm.nih.gov).

Exemplos de Referências:

Periódicos: Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Ano de publicação Mês da publicação;volume (número/suplemento): página inicial-final do artigo. doi:

1- Leventis M, Deliberador TM, Alshehri F, Alghamdi H. Topical oxygen therapy as a novel strategy to promote wound healing and control the bacteria in implantology, oral surgery and periodontology: A review. Saudi Dent J. 2024 Jun;36(6):841-854. doi: 10.1016/j.sdentj.2024.04.004.

Livro: Autor(es) do livro. Título do livro. Edição (número da edição). Local de publicação: Editora; Ano de publicação.

Ex: Sartori IM, Sartori EM, Thomé G. Implantodontia Contemporânea. Edição: 01 Editora: Napoleão. Ano: 2021

Capítulo de Livro: Autor(es) do capítulo. Título do capítulo.  Nome(s) do(s) autor(es) ou editor(es). Título do livro. Edição (número). Local de publicação: Editora; Ano de publicação. página inicial-final do capítulo

Ex: Bernardes SR, Moura MB, Thomé G, Molinari, AR. Bioengenharia dos Implantes. Sartori IM, Sartori EM, Thomé G. Implantodontia Contemporânea. Edição: 01 Editora: Napoleão. Ano: 2021.p 20-36.

Eletrônicos:  nome do autor, seguido do título do material, o ano de publicação, a data de acesso e o endereço eletrônico.

Ex: Paterno Júnior D. Viabilidade da utilização da sedação consciente via inalatória em procedimentos cirúrgicos implantológicos. 1999. Disponível em: <http://www.odontologia.com.br/wp-content/.../Sedacao-Consciente. doc>. Acesso em: 25 mai. 2012.     

 

 

PARA OS ARTIGOS DE RELATOS E SÉRIES DE CASOS CLÍNICOS

Introdução: Descreva de forma sucinta o tema do relato de caso (assunto da pesquisa) e sua fundamentação teórica com base nos trabalhos científicos que abordam o mesmo tema. Não faça uma revisão da literatura extensa. Defina claramente os objetivos e hipóteses no último parágrafo da sua introdução. Recomenda-se no máximo 6 parágrafos.

Relato de caso: Descreva o caso, trazendo informações suficientemente claras. Mencione o documento de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e cite, igualmente, a autorização do paciente ou responsável para a divulgação do caso clínico.

Discussão: Relacione os dados obtidos no caso clínico e relacione-o à literatura atualizada sobre o tema. Ressalte a originalidade do caso e apresente as diferenças em relação aos dados encontrados na literatura, aponte os aspectos mais relevantes do caso e suas implicações, do mesmo modo sobre suas limitações.

Conclusão: Apresente as conclusões do estudo baseado nos objetivos                      propostos.  O autor deve ser cuidadoso, uma vez que se trata de um ou poucos casos relatados, sem poder estatístico para estabelecer uma evidência científica forte.

Agradecimentos: Nessa parte agências de fomento, órgãos do governo e empresas financiadoras devem ser identificadas. Esta seção também engloba os agradecimentos a colegas e técnicos que colaboraram no desenvolvimento do trabalho e que não entraram como um dos autores.

Tabelas e Figuras

  • Tabelas e quadros: Envie todo conjunto de tabelas em um documento separado. Numere as tabelas com um numeral arábico consecutivamente e forneça um breve título para cada uma. Explique em notas de rodapé todas as abreviações não padronizadas usadas em cada tabela. Número máximo de 10 tabelas e quadros por artigo.
  • Figuras: As figuras podem ser enviadas separadas ou em um conjunto de figuras. Quando as figuras forem formatadas em conjunto ela conta como apenas como 1 figura. Envie as figuras em um documento separado conforme template. As figuras devem ser de alto padrão. Rotule cada figura indicando o número da figura, com algarismos arábicos. Cite cada figura no texto em ordem consecutiva. Quando símbolos, setas, números ou letras forem usados ​​para identificar partes das ilustrações, identifique e explique cada um claramente na legenda. Número máximo de 20 figuras por artigo.

Referências

  • Não serão aceitos trabalhos que possuam como referências teses, dissertações, monografias, resumos ou artigos não publicados.
  • A apresentação das referências deve seguir as normas VANCOUVER conforme orientações fornecidas pelo International Committee of Medical Journal Editors https://www.icmje.org / “Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals”
  • As referências devem ser numeradas consecutivamente de acordo com a ordem em que são mencionadas no texto (de acordo com o estilo Vancouver).
  • A menção das referências no texto deve ser feita com números arábicos sobrescritos na ordem de citação. Ex: The overall health of the population is profoundly influenced by the state of oral health1.
  • Em caso de múltiplas citações, não consecutivas, os respectivos números da lista de referências devem ser separados por vírgula Ex: The overall health of the population is profoundly influenced by the state of oral health1,4,7.
  • Em caso de múltiplas citações, consecutivas, os respectivos números da lista de referências devem ser separados por hífen, citar a 1º e última referência da ordem consecutiva Ex: The overall health of the population is profoundly influenced by the state of oral health1-7.
  • As referências devem ser digitadas iniciando em lauda separada. Os manuscritos devem conter, de preferência, no máximo 40 referências bibliográficas. Nos casos de revisão de literatura, de preferência até 50 referências.
  • Para a citação das referências no final do texto, citar os seis primeiros autores; acima deste número, citam-se os 6 primeiros seguidos da expressão latina et al. Referenciam-se os autores pelo seu sobrenome, com apenas a letra inicial em maiúscula, seguido das iniciais dos nomes sem ponto.
  • um autor: citar como Deliberador TM
  • dois autores: citar como Sartori IM and Deliberador TM
  • três ou mais autores: citar como Corso PF, Machado RA, Gerber JT, Deliberador TM, Costa DL, Klüppel LE, Rebellato NLB, Brancher JA, Küchler EC, Coletta RD, Scariot R.et al.

Os títulos dos periódicos devem ser abreviados de acordo com o Index Medicus (List of Journals Indexed in Index Medicus – disponível em http://www.nlm.nih.gov).

Exemplos de Referências:

Periódicos: Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Ano de publicação Mês da publicação;volume (número/suplemento): página inicial-final do artigo. doi:

1- Leventis M, Deliberador TM, Alshehri F, Alghamdi H. Topical oxygen therapy as a novel strategy to promote wound healing and control the bacteria in implantology, oral surgery and periodontology: A review. Saudi Dent J. 2024 Jun;36(6):841-854. doi: 10.1016/j.sdentj.2024.04.004.

Livro: Autor(es) do livro. Título do livro. Edição (número da edição). Local de publicação: Editora; Ano de publicação.

Ex: Sartori IM, Sartori EM, Thomé G. Implantodontia Contemporânea. Edição: 01 Editora: Napoleão. Ano: 2021

Capítulo de Livro: Autor(es) do capítulo. Título do capítulo.  Nome(s) do(s) autor(es) ou editor(es). Título do livro. Edição (número). Local de publicação: Editora; Ano de publicação. página inicial-final do capítulo

Ex: Bernardes SR, Moura MB, Thomé G, Molinari, AR. Bioengenharia dos Implantes. Sartori IM, Sartori EM, Thomé G. Implantodontia Contemporânea. Edição: 01 Editora: Napoleão. Ano: 2021.p 20-36.

Eletrônicos:  nome do autor, seguido do título do material, o ano de publicação, a data de acesso e o endereço eletrônico.

Ex: Paterno Júnior D. Viabilidade da utilização da sedação consciente via inalatória em procedimentos cirúrgicos implantológicos. 1999. Disponível em: <http://www.odontologia.com.br/wp-content/.../Sedacao-Consciente. doc>. Acesso em: 25 mai. 2012.     

 

 

PARA OS ARTIGOS DE REVISÃO DE LITERATURA

Introdução: deve ser breve, apresentando informações que justifiquem a importância do trabalho. Defina claramente os objetivos do artigo (revisar/coletar informações específicas) no último parágrafo da sua introdução. Recomenda-se no máximo 6 parágrafos.

Revisão: deve ser um levantamento literário do que há de mais atual sobre o tema. O autor deve especificar qual o método, critério de escolha das bibliografias utilizadas, como qualidade dos artigos escolhidos e sua relevância.

Discussão: Organizar e relacionar os dados coletados e verificar se combinam com os resultados de todos os artigos que foram selecionados para a pesquisa.

Conclusão: Apresente as conclusões finais da pesquisa realizada, conforme o que foi analisado nas comparações do material escolhido, baseado nos objetivos propostos.  

Tabelas e Figuras

  • Tabelas e quadros: Envie todo conjunto de tabelas em um documento separado. Numere as tabelas com um numeral arábico consecutivamente e forneça um breve título para cada uma. Explique em notas de rodapé todas as abreviações não padronizadas usadas em cada tabela. Número máximo de 10 tabelas e quadros por artigo.
  • Figuras: As figuras podem ser enviadas separadas ou em um conjunto de figuras. Quando as figuras forem formatadas em conjunto ela conta como apenas como 1 figura. Envie as figuras em um documento separado conforme template. As figuras devem ser de alto padrão. Rotule cada figura indicando o número da figura, com algarismos arábicos. Cite cada figura no texto em ordem consecutiva. Quando símbolos, setas, números ou letras forem usados ​​para identificar partes das ilustrações, identifique e explique cada um claramente na legenda. Número máximo de 20 figuras por artigo.

 Referências

  • Não serão aceitos trabalhos que possuam como referências teses, dissertações, monografias, resumos ou artigos não publicados.
  • A apresentação das referências deve seguir as normas VANCOUVER conforme orientações fornecidas pelo International Committee of Medical Journal Editors https://www.icmje.org / “Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals”
  • As referências devem ser numeradas consecutivamente de acordo com a ordem em que são mencionadas no texto (de acordo com o estilo Vancouver).
  • A menção das referências no texto deve ser feita com números arábicos sobrescritos na ordem de citação. Ex: The overall health of the population is profoundly influenced by the state of oral health1.
  • Em caso de múltiplas citações, não consecutivas, os respectivos números da lista de referências devem ser separados por vírgula Ex: The overall health of the population is profoundly influenced by the state of oral health1,4,7.
  • Em caso de múltiplas citações, consecutivas, os respectivos números da lista de referências devem ser separados por hífen, citar a 1º e última referência da ordem consecutiva Ex: The overall health of the population is profoundly influenced by the state of oral health1-7.
  • As referências devem ser digitadas iniciando em lauda separada. Os manuscritos devem conter, de preferência, no máximo 40 referências bibliográficas. Nos casos de revisão de literatura, de preferência até 50 referências.
  • Para a citação das referências no final do texto, citar os seis primeiros autores; acima deste número, citam-se os 6 primeiros seguidos da expressão latina et al. Referenciam-se os autores pelo seu sobrenome, com apenas a letra inicial em maiúscula, seguido das iniciais dos nomes sem ponto.
  • um autor: citar como Deliberador TM
  • dois autores: citar como Sartori IM and Deliberador TM
  • três ou mais autores: citar como Corso PF, Machado RA, Gerber JT, Deliberador TM, Costa DL, Klüppel LE, Rebellato NLB, Brancher JA, Küchler EC, Coletta RD, Scariot R.et al.

Os títulos dos periódicos devem ser abreviados de acordo com o Index Medicus (List of Journals Indexed in Index Medicus – disponível em http://www.nlm.nih.gov).

Exemplos de Referências:

Periódicos: Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Ano de publicação Mês da publicação;volume (número/suplemento): página inicial-final do artigo. doi:

1- Leventis M, Deliberador TM, Alshehri F, Alghamdi H. Topical oxygen therapy as a novel strategy to promote wound healing and control the bacteria in implantology, oral surgery and periodontology: A review. Saudi Dent J. 2024 Jun;36(6):841-854. doi: 10.1016/j.sdentj.2024.04.004.

Livro: Autor(es) do livro. Título do livro. Edição (número da edição). Local de publicação: Editora; Ano de publicação.

Ex: Sartori IM, Sartori EM, Thomé G. Implantodontia Contemporânea. Edição: 01 Editora: Napoleão. Ano: 2021

Capítulo de Livro: Autor(es) do capítulo. Título do capítulo.  Nome(s) do(s) autor(es) ou editor(es). Título do livro. Edição (número). Local de publicação: Editora; Ano de publicação. página inicial-final do capítulo

Ex: Bernardes SR, Moura MB, Thomé G, Molinari, AR. Bioengenharia dos Implantes. Sartori IM, Sartori EM, Thomé G. Implantodontia Contemporânea. Edição: 01 Editora: Napoleão. Ano: 2021.p 20-36.

Eletrônicos:  nome do autor, seguido do título do material, o ano de publicação, a data de acesso e o endereço eletrônico.

Ex: Paterno Júnior D. Viabilidade da utilização da sedação consciente via inalatória em procedimentos cirúrgicos implantológicos. 1999. Disponível em: <http://www.odontologia.com.br/wp-content/.../Sedacao-Consciente. doc>. Acesso em: 25 mai. 2012.     

 

 

PARA OS ARTIGOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA

Introdução: Aqui deve ser abordado e explanado o conteúdo temático principal, levando a problemática do tema e o objetivo do estudo.  Com uma média de 05 a 07 parágrafos. Conceituar e definir o tema principal do estudo, trazer os dados epidemiológicos ou características gerais do tema e a problematização do estudo (pelo menos 5 artigos), trazer as limitações dos estudos publicados, mostrando quais perguntas precisam ser respondidas e o objetivo geral do estudo.

Método: Aqui deve-se descrever de forma clara a pergunta do estudo (PICO ou PECO) bem como os critérios de inclusão, exclusão e o desenho de estudo. Definir as recomendações que foram seguidas para elaboração da revisão (ex: PRISMA; MOOSE). Descrever de forma detalhada as palavras-chaves (vocabulário controlado-mesh, vocabulário não controlado e os operadores booleanos), as bases de dados (Pubmed, Cochrane Library, Scopus, Web of Science, BBO, Lilacs, Embase) e literatura cinzenta para a busca pelos artigos. Descrever os critérios para seleção e exclusão dos estudos que irão fazer parte da revisão. Os artigos selecionados devem ser julgados de acordo com sua qualidade, verificando o risco de viés com uma ferramenta validade (EX: Rob, Rob 2, Newcastle-Ottawa). Após a análise do risco de viés os artigos com boa qualidade e que apresentem dados semelhantes devem ser analisados utilizando um software (EX: Review Manager- RevMan) por meio de meta-análise (descrever se os dados são contínuos ou dicotômicos, efeito utilizado para análise e heterogeneidade encontrada). Para julgar a força da meta-análise o GRADE deve ser verificado para verificar os domínios (alto, moderado, baixo e muito baixo) e a estimativa de efeito.

Resultados/ Análise dos Dados: Nessa seção devem estar presentes o número de artigos total após a realização da busca em cada base de dados, após a remoção de duplicadas, número de estudos que foi feita a leitura na integra, os motivos pelos estudos serem excluídos e o número final de artigos que irão fazer parte da revisão. Esses dados devem ser preenchidos em um fluxograma detalhado. Os artigos selecionados devem descrever as informações relevantes dos desfechos analisados, devem ser apresentados em um quadro com dados específicos (Ex: estudo incluído, desenho de estudo, idade dos participantes, país onde estudo foi executado, número de participantes em cada amostra) para a determinada revisão. O risco de viés deve descrever a ferramenta utilizada e os critérios para julgar os estudos. A meta-análise deve conter estudos com boa qualidade de evidência, os motivos pelos quais houve divergência entre os estudos excluídos, os desfechos analisados, apresentar a heterogeneidade dos estudos e como ocorreu a redução, além da apresentação dos gráficos de meta-análise (forest plots), mostrando os dados com os desfechos comparados. A certificação da evidência deve ser descrita pelo GRADE medindo o efeito de cada estudo incluído na meta-análise.

Discussão: Nesta etapa deve-se abordar e discutir os resultados junto a literatura. A discussão deve relacionar as implicações da evidência com as decisões práticas, limitações dos estudos e novas pesquisas futuras na área.

Conclusão:  deve ser apresentada a interpretação geral dos resultados no contexto de outras evidências e implicações para futuras investigações. Responda a seu objetivo geral de forma objetiva e direta.

Tabelas e Figuras

  • Tabelas e quadros: Envie todo conjunto de tabelas em um documento separado. Numere as tabelas com um numeral arábico consecutivamente e forneça um breve título para cada uma. Explique em notas de rodapé todas as abreviações não padronizadas usadas em cada tabela. Número máximo de 10 tabelas e quadros por artigo.
  • Figuras: As figuras podem ser enviadas separadas ou em um conjunto de figuras. Quando as figuras forem formatadas em conjunto ela conta como apenas como 1 figura. Envie as figuras em um documento separado conforme template. As figuras devem ser de alto padrão. Rotule cada figura indicando o número da figura, com algarismos arábicos. Cite cada figura no texto em ordem consecutiva. Quando símbolos, setas, números ou letras forem usados ​​para identificar partes das ilustrações, identifique e explique cada um claramente na legenda. Número máximo de 20 figuras por artigo.

Referências

  • Não serão aceitos trabalhos que possuam como referências teses, dissertações, monografias, resumos ou artigos não publicados.
  • A apresentação das referências deve seguir as normas VANCOUVER conforme orientações fornecidas pelo International Committee of Medical Journal Editors https://www.icmje.org / “Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals”
  • As referências devem ser numeradas consecutivamente de acordo com a ordem em que são mencionadas no texto (de acordo com o estilo Vancouver).
  • A menção das referências no texto deve ser feita com números arábicos sobrescritos na ordem de citação. Ex: The overall health of the population is profoundly influenced by the state of oral health1.
  • Em caso de múltiplas citações, não consecutivas, os respectivos números da lista de referências devem ser separados por vírgula Ex: The overall health of the population is profoundly influenced by the state of oral health1,4,7.
  • Em caso de múltiplas citações, consecutivas, os respectivos números da lista de referências devem ser separados por hífen, citar a 1º e última referência da ordem consecutiva Ex: The overall health of the population is profoundly influenced by the state of oral health1-7.
  • As referências devem ser digitadas iniciando em lauda separada. Os manuscritos devem conter, de preferência, no máximo 40 referências bibliográficas. Nos casos de revisão de literatura, de preferência até 50 referências.
  • Para a citação das referências no final do texto, citar os seis primeiros autores; acima deste número, citam-se os 6 primeiros seguidos da expressão latina et al. Referenciam-se os autores pelo seu sobrenome, com apenas a letra inicial em maiúscula, seguido das iniciais dos nomes sem ponto.
  • um autor: citar como Deliberador TM
  • dois autores: citar como Sartori IM and Deliberador TM
  • três ou mais autores: citar como Corso PF, Machado RA, Gerber JT, Deliberador TM, Costa DL, Klüppel LE, Rebellato NLB, Brancher JA, Küchler EC, Coletta RD, Scariot R.et al.

Os títulos dos periódicos devem ser abreviados de acordo com o Index Medicus (List of Journals Indexed in Index Medicus – disponível em http://www.nlm.nih.gov).

Exemplos de Referências:

Periódicos: Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Ano de publicação Mês da publicação;volume (número/suplemento): página inicial-final do artigo. doi:

1- Leventis M, Deliberador TM, Alshehri F, Alghamdi H. Topical oxygen therapy as a novel strategy to promote wound healing and control the bacteria in implantology, oral surgery and periodontology: A review. Saudi Dent J. 2024 Jun;36(6):841-854. doi: 10.1016/j.sdentj.2024.04.004.

Livro: Autor(es) do livro. Título do livro. Edição (número da edição). Local de publicação: Editora; Ano de publicação.

Ex: Sartori IM, Sartori EM, Thomé G. Implantodontia Contemporânea. Edição: 01 Editora: Napoleão. Ano: 2021

Capítulo de Livro: Autor(es) do capítulo. Título do capítulo.  Nome(s) do(s) autor(es) ou editor(es). Título do livro. Edição (número). Local de publicação: Editora; Ano de publicação. página inicial-final do capítulo

Ex: Bernardes SR, Moura MB, Thomé G, Molinari, AR. Bioengenharia dos Implantes. Sartori IM, Sartori EM, Thomé G. Implantodontia Contemporânea. Edição: 01 Editora: Napoleão. Ano: 2021.p 20-36.

Eletrônicos:  nome do autor, seguido do título do material, o ano de publicação, a data de acesso e o endereço eletrônico.

Ex: Paterno Júnior D. Viabilidade da utilização da sedação consciente via inalatória em procedimentos cirúrgicos implantológicos. 1999. Disponível em: <http://www.odontologia.com.br/wp-content/.../Sedacao-Consciente. doc>. Acesso em: 25 mai. 2012.